Fundadores

Pe. Tiago Alberione


"O homem que viu o futuro"

Hei de fazer algo para os homens do novo século” (Tiago Alberione)

Se você der uma volta pelo mundo, certamente encontrará livros, jornais, revistas e filmes, músicas com a marca Paulinas. Nas maiores cidades, desde Londres até Kampala, desde Boston até Nairobi, desde Porto Alegre até Porto Velho, nos cinco continentes você descobrirá uma comunidade paulina a serviço do Povo de Deus, trabalhando com os meios de comunicação social. Atrás de todos esses centros e de todas essas atividades, está uma pessoa: Tiago Alberione.
Tiago Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, na pequena cidade de São Lourenço de Fossano - região do Piemonte, no norte da Itália. Desde pequeno ele tinha claro um ideal: fazer o bem às pessoas.
Um dia, na escola primária, sua professora, Rosa Cardona, perguntou aos seus alunos o que eles queriam ser quando adultos. Tiago já tinha clara a sua decisão e respondeu sem hesitar: "Quando for grande serei sacerdote". Desde cedo teve de pagar por essa declaração, pois os colegas caçoavam e exigiam mais dele.
Tiago deixou sua cidade e a família que amava e foi para o seminário de Brá. No seminário sua vida corria sem grandes lances de inteligência e qualidades especiais que o distinguissem. Pelo contrário, era considerado uma pessoa frágil. Tanto seus familiares quanto os diretores do seminário temiam pela sua saúde. Deus, porém tinha outros planos para ele, o que aliás não nos surpreende, porque os planos de Deus sempre valorizam a nossa pequenez, a nossa fraqueza. É na fraqueza que o seu poder se manifesta.
 O Apóstolo Paulo era a paixão de Alberione. Em Paulo apóstolo, Padre Alberione confirmou seu desejo de espalhar pelo mundo todo a mensagem de Jesus. São Paulo o fizera no século I, Tiago o quis fazer agora, no século XX, e nos seguintes. Se Paulo vivesse hoje, seria jornalista, disse alguém. A semente germinou em Alberione que, impulsionado pelo dom do Espírito Santo, lançou as raízes de uma nova congregação que anuncia Jesus Cristo com os meios de comunicação social, tendo Paulo Apóstolo por pai, padroeiro, exemplo. Assim pensou, rezou, amou e realizou.
Como acontece com todas as propostas de Deus, esta também começou na pobreza e na humildade. Ele escolheu 1914, o ano do início da Primeira Guerra Mundial, para iniciar também a sua missão na Igreja com os meios de comunicação social a serviço do Evangelho. No dia 15 de junho de 1915, teve início a Congregação das Irmãs Paulinas, dedicada exclusivamente ao trabalho com os meios de comunicação social.
  Aos 22 anos, ordenado sacerdote, inicia seu projeto de fundação da Família Paulina constituída por várias Congregações e diversos Institutos Seculares.
Padre Tiago Alberione faleceu em 26 de novembro de 1971, aos 87 anos de idade. A Igreja reconhecendo suas virtudes, declarou-o venerável, no dia 25 de junho de 1996.
E o dia da beatificação chegou: 27 de abril de 2003. Padre Tiago Alberione é proclamado “Bem-aventurado” num reconhecimento oficial da Igreja àquele homem que foi um santo, um profeta e o pioneiro na evangelização.
__________________________________________

Ir. Tecla Merlo


 "Uma Grande MULHER"
 
 http://www.paoline.glauco.it/pls/paoline/v3_s2ew_consultazione.mostra_pagina?id_pagina=5979
 
Ir. Tecla Merlo, primeira superiora geral das Filhas de São Paulo, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1894, em Castagnito (Alba).
Foi uma das primeiras jovens que, em 1915, seguiu Pe. Tiago Alberione no início do primeiro ramo feminino da sua instituição. De saúde frágil, dedicou-se, desde adolescente, à arte da costura, num pequeno atelier da família. Sua sensibilidade religiosa chamou a atenção de Padre Tiago Alberione, que a convidou para coordenar um grupo de jovens que se preparavam para trabalhar com a imprensa. 
Teresa intuiu logo que a proposta de Padre Alberione correspondia aos seus anseios de consagrar-se a Deus. Aceitou o convite, trocando o atelier de costura pela tipografia.

 
De fato, em 1918, Teresa com algumas de suas companheiras, foi enviada pelo Fundador a Susa onde o bispo lhes confiou a produção e divulgação do jornal diocesano “La Val Susa”. Esse momento marcou uma etapa significativa na vida de Teresa, que passará a considerar a experiência de Susa como o início da missão das Filhas de São Paulo.
Apoiada na fé, mais do que em recursos materiais, Irmã Tecla assumiu sem medo os meios modernos de comunicação, e contando apenas com a força de Deus, encorajou, no mundo inteiro, iniciativas até então inexploradas.
Desde o início, Teresa sentiu a força de Deus e, na pobreza absoluta, apenas com a bagagem da fé, da confiança e da humildade, ela começou, orientada por Alberione, a Congregação que viria florescer no mundo inteiro, a Congregação das Irmãs Paulinas, as mensageiras de Deus, ou andarilhas de Deus, como o fundador gostava de chamá-las.
Viveu os humildes passos das origens, foi, junto ao Fundador, como filha docilíssima, colaboradora sábia e inteligente na realização do projeto divino do qual ele era portador, pronta para assumir, sem medo, os meios da comunicação moderna, a arriscar nas iniciativas novas e inexploradas. Deu sua materna contribuição no surgimento dos outros Institutos da Família Paulina.
Concentrou o seu ensinamento sobre um único objetivo: a vocação à santidade. A santidade, condição única e essencial para a eficácia da evangelização realizada com os meios da comunicação social.
 
 Em 1964, na sua morte, o Fundador testemunhava: «Era o Senhor que a sustentava. Foi uma alma contemplativa. Sabia, também, recorrer às pessoas, mas sempre, e em primeiro lugar, a Deus. Tudo devia vir de Deus e tudo era para Deus». A sua mensagem, ainda a ser descoberta, é luz profética para a nova evangelização; a sua experiência de vida é «caminho de santificação e de apostolado», luz cada vez mais esplêndida e clara para os apóstolos e as apóstolas de hoje.
 
UM IDEAL: Viver como São Paulo, o apóstolo das nações: com espírito universal, na caridade que se faz "tudo para todos".
UMA PAIXÃO: Revelar a todos o Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida.
UMA INTUIÇÃO: Trabalhar na evangelização com os meios modernos de comunicação: imprensa, cinema, rádio, televisão, internet...
UM PROGRAMA DE VIDA: A caridade da verdade.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!