segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ser missionária é... Entrevista com Ir. Cristiane, fsp

Iniciamos o mês Outubro com o pé e o coração na estrada, inspiradas no tema do mês missionário, A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, nosso site bateu um papo bem legal com nossas irmãs a fim de conhecer as realidades onde estão inseridas desenvolvendo a missão paulina. A entrevistada de hoje é Irmã Cristiane Rodrigues, fsp, natural da Itaporanga-PB, atualmente realiza a missão paulina em Porto Velho - RO.
Ir. Cristiane na comunidade
 Site das Irmãs Paulinas: Ir. Cristiane, o que a motivou para ser uma Irmã Paulina?

Ir. Cristiane Rodrigues: Minha vocação nasceu da escuta da realidade do meu povo, de suas lutas, sofrimentos e buscas. Sou paraibana de nascimento e pernambucana de coração, e foi lá no interior de Pernambuco, fazendo parte do grupo jovem de minha paróquia, que senti o forte apelo de Deus de ajudar as pessoas a perceber que a vida é muito mais do que a luta por sobrevivência. Senti o desejo profundo de comunicar Deus às pessoas porque sentia que só Ele podia dar o verdadeiro sentido da vida.
Site das Irmãs Paulinas: Qual o personagem bíblico lhe inspira no caminho missionário?
Ir. Cristiane Rodrigues: Foi São Paulo Apóstolo que me levou a Jesus. Ainda muito jovem eu lia as cartas paulinas e, apesar de não entender muita coisa, sempre me fascinava o jeito de Paulo falar de Jesus. Mesmo enfrentando tantas dificuldades, ele se mantinha alegre, confiante, esperançoso.
Lembro que um dia eu me perguntava: de onde vem essa força que o faz continuar na missão, mesmo quando tudo vai contra? Aí Paulo me mostrou de onde vinha sua força, e foi por ele que eu conheci Jesus Cristo. Por isso, o personagem bíblico que me inspira no caminho missionário em todos os momentos, os alegres e os difíceis, é, com certeza, o Apóstolo Paulo.
Ir. Cristiane vistando as comunidades
Site das Irmãs paulinas: Como sente e vive o apelo do Papa Francisco de uma Igreja em saída,A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”?
Ir. Cristiane Rodrigues: Sinto que o Papa Francisco apenas busca recordar à Igreja que sua essência é ser missionária. Sinto-me em profunda comunhão com uma Igreja que se torna Boa Notícia, Evangelho vivo para a vida do povo, testemunhando a alegria de ser seguidora do Mestre Jesus. Por isso, busco, também eu, ser essa Boa Nova para meus irmãos e irmãos com quem convivo, encontro, trabalho.
Site das Irmãs paulinas: Qual a sua missão atualmente?
Ir. Cristiane Rodrigues: Estou vivendo e atuando na cidade de Porto Velho, Rondônia. E viver em terras amazônicas é estar em contínua missão. Aqui a gente vive realmente aquilo que o Apóstolo Paulo disse sobre sua missão: “Fiz-me tudo para todos”.
Atualmente, gerencio a Livraria Paulinas de Porto Velho, sou responsável pela Pastoral Vocacional, atuo junto às CEBs, PJ, Equipe de Campanha da Fraternidade da CNBB regional Noroeste, Reflexão bíblica da arquidiocese, além das assessorias nas mais diversas áreas.

Site das Irmãs Paulinas: Tem alguma história marcante que aconteceu nesse tempo de missão em Porto Velho que a senhora gostaria de compartilhar conosco?
Ir. Cristiane Rodrigues: Teve uma experiência bem interessante que gostaria de compartilhar. Na semana santa, fui, juntamente com a Pastoral da Juventude, numa missão junto aos povos ribeirinhos. O arcebispo Dom Roque Paloschi nos deu a bênção e nós pegamos um barco grande rumo aos nossos destinos de missão.
Quando se aproximava de um povoado, um pequeno barco se aproximava, e a equipe que iria ficar naquele povoado, passava para o barco pequeno e seguia viagem. Minha equipe e eu chegamos ao nosso destino, um povoado chamado Boa Vitória. Descemos do barco e só víamos mato e rio.
Andando mais um pouco, avistamos a pequena Igreja. Lá nós vivenciamos com o povo daquele lugar o tríduo pascal. E o que mais me emocionou foi ver, na madrugada do sábado, ainda muito escuro, tempo chuvoso, vindo lá de dentro dos matos, dos rios, de todos os cantos, luzes, velas, lanternas, o povo que não mediu esforços para celebrar junto, como Igreja, a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A fé daquela gente simples, muitas vezes esquecidos por tudo e todos, foi para mim o mais forte testemunho da Ressurreição de Jesus Cristo. E eu pude dizer como Maria Madalena: “Sim, eu vi o Senhor, e Ele vive naquele povo!”.
Celebração com a comunidade
Mensagem vocacional
Ir. Cristiane Rodrigues: Eu creio que a vocação é iniciativa de Deus e que quando a gente dá espaço, se permite ouvir Deus que nos fala nas realidades que nos circunda, nos rostos que encontramos, nos acontecimentos que nos atingem, não há como não sentir seu forte apelo no coração.

O que digo para a juventude é que não tenha medo de olhar nos olhos das pessoas, de deixar que seus rostos revelem o rosto do Cristo que continua chamando e que não tem outros braços, mãos e voz, a não ser a nossa para servir ao irmão que sofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!