domingo, 10 de janeiro de 2016

"Sete passos para o Discernimento"

1) ORAÇÃO

"Senhor, que queres que eu faça?" (Atos 22,10)

A vocação não é algo que você inventa, mas uma realidade que você é. Não é um projeto que você tem para sua vida, mas é a missão que vem de amizade que Jesus oferece a você e convida-o a realizar.

Esta não é primariamente uma decisão que você tomar sozinho, mas de uma chamada que requer uma resposta.
Se você quiser encontrar o seu diálogo "vocação" com o Senhor. Somente por meio da oração pode conhecer o que Deus quer de você,sua vontade. Na oração ao Espírito Santo vai refinar seu ouvido para que você possa ouvir. No diálogo de amizade com Jesus, você vai ouvir a sua voz chamando-o: "Vem e segue-me" (Lc 18, 22); ou suas palavras serão "de volta para sua casa e dizer tudo o que Deus fez por você" (Lc 8,39).


2) PERCEPÇÃO


Para descobrir o que Deus quer, você tem que ouvir, observar e fazer a experiência. Por esta razão, você precisa crescer no "silêncio interior"; para perceber e reconhecer a voz do Senhor.Cuidado com o que se move dentro de você: seus desejos, seus medos, seus pensamentos, suas fantasias, seus anseios, seus planos. Ouça, da mesma forma aqueles que seguem sua preocupação, quanto aqueles que vão em outras direções. Ouça seu coração: o que é que você quer? Aprenda a observar as pessoas ao seu redor: o que Jesus está dizendo a você pela sua pobreza, sua ignorância, sua dor, seus desesperos, a necessidade de Deus ...?Olhe para a sua história pessoal: Quais foram os momentos mais importantes de sua vida,  que Deus estava presente ou ausente nestes eventos, o que é realmente importante para você? Por quê? Contemple o futuro: o que você sente quando você pensa da possibilidade de consagrar sua vida a Deus? Você só tem uma vida: para quê e para quem você deseja dedicá-la?Tenha cuidado para discernir, é importante perceber se o que a atrai são sinais de uma chamada real para uma consagração ou são estímulos de Deus, para você intensificar a sua vida cristã como um(a)  leigo(a).
Vivendo
 esta etapa, você dirá, "talvez Deus está me chamando..." "Eu sinto a inquietação de consagrar minha vida a Deus."




3) INFORMAÇÃO

Os caminhos através dos quais podemos perceber a vocação de consagração são variadas e numerosas. Não é o suficiente para querer dar a minha vida ao Senhor e quero dedicar a ajudar os outros. Você tem que saber onde Deus quer que você, para segui-lo e servi-lo. Descubra o que é espiritualidade, como vivem os sacerdotes diocesanos ou de diferentes congregações religiosas; sinta o que o atrai mais do que tudo. Olhaecomo eles vivem: uma congregação de vida contemplativa não é igual a um de vida apostólica.

Mantenha-se informado sobre o que sua missão específica e quais são os meios, os apostolados, que são utilizados para alcançá-lo: hospitais de ensino, a direção espiritual, pastoral vocacional, missões, comunicação, pregando retiros espirituais, mídia, etc.
Tomando esta etapa, vai dizer: "Eu sou atraído para a espiritualidade, estilo de vida e ministério desta congregação ou realidade religiosa desta." "Talvez Deus está me chamando para entrar no noviciado ou em um seminário.




4) REFLEXÃO

Vocação é um negócio muito grande, e é para a vida! Por esta razão, você não pode lançar-se nesta aventura sem primeiro pensar seriamente sobre você, e a nova vida que você quer abraçar. Descubra suas habilidades e suas limitações. Pense se você pode viver as exigências que implica uma vocação, sabendo que podem sempre contar com a ajuda segura da graça de Deus.
Em que sinais concretos você que Deus está te chamando? Que razões você tem para ele, ou não, para realizar ou não este caminho? O que é que o(a) atrai?
Deus lhe pede para se comprometer, de forma responsável, no discernimento da Sua vontade. Ele quer que você use sua inteligência para entender o  projeto dele para sua vida. Com a luz do Espírito Santo, você vai descobrir o que Deus quer de você. Não pense que você vai ter a certeza absoluta do que Deus quer de você, você nunca vai receber qualquer coisa como um contrato assinado por ele em que revela a sua vontade. O que você vai encontrar são sinais que indicam que poderia ser o projeto da amizade entre você e ele.
Decifrar esses "sinais" faz com que você tenha a certeza, aos poucos, de Seu chamado.

Tomando esta etapa vai dizer: "Eu creio que Jesus está me chamando." "Acredito que, com a ajuda do Espírito Santo, eu possa responder."



5) DECISÃO
"Enquanto desciam pela rua, ele lhe disse:" Eu te seguirei aonde quer que vá" (Lc 9, 57).

Tendo descoberto o que Deus quer de você, busque responde-lo e segui-lo com generosidade. Tomar a decisão é difícil. Você vai temer. Seus limites vão parecer montanhas: "Ah, Senhor Deus, eu não como falar sei, eu sou muito jovem" (Jr 1, 6)
.
Mesmo assim, apesar de suas limitações, ou melhor, junto com elas, é preciso responder como Isaías: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6, 8). Diga "sim". Peça ao Espírito Santo para dar-lhe essa capacidade de responder.
Para começar a jornada de vocação não espere ter a absoluta certeza de que Deus está chamando você, não espere ter um "contrato famoso assinado". A decisão é um passo na fé, um ato de confiança em seu amigo Jesus. Para fazer isso é normal que você tenha dúvidas, medos. Perguntar-se: Eu posso suportar todas as necessidades da vocação? Vou chegar ao destino final? Mas uma coisa que você não pode duvidar, no entanto, é do que você quer.
Tomando esta etapa vai dizer: "Quero consagrar minha vida a Deus no serviço aos meus irmãos e irmãs." "Eu quero entrar nesta congregação religiosa." "Eu quero ser padre"...


6) AGIR

Tome uma atitude!
"Indo mais longe, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e ele os chamou. Imediatamente eles deixaram o barco e seu pai e seguiu-o" (Mt 4,
21-22).

Uma vez feita a decisão, é preciso lançar-se! Não se deixe vencer pelos medos: lançe-se com coragem. Coloque todos os meios que tem à sua disposição para realizar o que você decidiu.
Com sua decisão você também  compromete todo o seu passado e  futuro. A única maneira de realizar o plano de Deus na vida é a fidelidade de todos os dias. viver cada momento, de acordo com o que decidiu, você dirige todos os seus passos em direção à meta. E quando aparecem as dificuldades? Persevere! Prepare-se para a luta, você terá de enfrentar problemas e superar os obstáculos. Jesus diz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga "(Lc 9, 23). A trilha é difícil, no entanto, Maria irá acompanhá-lo.
7) ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL/ DIREÇÃO ESPIRITUAL

A direção espiritual, na realidade, não é apenas mais um passo no processo de discernimento vocacional, é um meio, que você pode lucrar em cada uma das etapas vistas antes. O diretor espiritual ou Orientador Vocacional irá motivá-lo para você rezar e entender os sinais da vontade de Deus. Vai mostrar onde você pode obter informações e ajudá-lo a refletirVai ajudá-lo a se preparar adequadamente para entrar em uma casa de formação. Se é verdade que a vocação é um chamado pessoal de Deus, ninguém pode ouvir esse chamado por você, por isso, você precisa ter alguém para acompanhá-lo em seu discernimento vocacional, pois escutando o Chamado de Deus, irá partilhar com outra pessoa essa voz que está a escutar.
O discernimento do plano de Deus, é necessário fazer com a mediação da Igreja. Descobrir a vocação não é fácil, mas não impossível. Se você partiu com sinceridade a buscar a vontade de Deus, e percebeu os passos que sugerimos, acho que você pode entender. Deus é o primeiro interessado em que você possa descobrir e perceber sua vocação.
A guia para este caminho é Maria: Ela intercede, acompanha, incentiva, apoia; é uma mãe e amiga. Ela nos leva ao "porto seguro".

  

(Fonte: Texto adaptado do site www.vocazione.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!