sábado, 16 de agosto de 2014

Um pouco de minha história...

Hoje, sábado, dia 16 de agosto de 2014, a Ir. Maria José fará seus votos perpétuos. Confira sua partilha de vida, em que a mesma conta para nós sua história vocacional.
 
Sou Maria José Sousa de Aguiar, filha de Antônio Aguiar e Maria Francisca Aguiar. Nasci em 19 de março de 1977, em Afonso Cunha-MA. Tenho doze irmãos.
Desde criança eu dizia à minha mãe que queria "ser toda de Deus". Não sabia bem o que significava essa expressão. Quando tinha 19 anos, em 12 de janeiro de 1996, participei da celebração da profissão perpétua de Irmã Iracema Leal, conhecendo, assim, o carisma paulino.
Tempos depois, entrei em contato com as irmãs Paulinas, através de irmã Gervis Monteiro, sendo depois acompanhada pela irmã Rosana Pulga durante o processo de discernimento vocacional. Aos poucos fui compreendendo que Deus me chamava para ser toda Dele na vida religiosa consagrada paulina.
Esse projeto foi se concretizando em minha vida à medida que fui conhecendo a espiritualidade paulina centrada em Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, apresentada pelo Bem-aventurado padre Tiago Alberione (Fundador da Família Paulina), e o carisma paulino.
Ingressei na Congregação no dia 25 de janeiro de 2000, na comunidade de São Luís – MA. Em seguida fiz o Aspirantado em Belém-PA, depois em Recife, e em seguida dei mais um passo na minha caminhada, entrando para o Postulado em São Paulo, onde permaneci por 2 anos; depois  fui admitida ao Noviciado, por 2 anos, ao final do qual emiti os primeiros votos. Foi um dia de imensa alegria e gratidão a Deus por ter-me acompanhado sempre. Dali em diante comecei a etapa do Juniorato que dura em média 5 anos e ao final do qual se faz a preparação para a Profissão Perpétua. 
Durante os anos de formação fui desenvolvendo o processo de conhecimento de mim mesma, de Jesus Cristo, da Congregação, da espiritualidade e da missão paulina, e dando minha resposta com generosidade e alegria, cada dia. Foi crescendo em mim o amor por Jesus Mestre, pela Congregação e pela missão. Nesse processo fui ajudada pela graça de Deus, sempre presente em minha vida, pelas irmãs formadoras que me acompanharam, pelas comunidades onde vivi como um espaço sagrado para crescer integralmente como pessoa e fui ajudada, também, pelo povo a quem procurei servir com dedicação.
Vivi e realizei a missão em várias comunidades e cidades, como Goiânia, São Luís, São Paulo, atuando na livraria, economato, setor de Promoção e Divulgação, Internet e Pastoral Vocacional.
Neste dia em que Deus me consagra para sempre, sou muito feliz e grata por tudo o que Ele tem feito em meu favor. Como Irmã Tecla Merlo eu repito: “Meu Deus, que eu me esconda em Ti, me perca em Ti. Como a gota d’água no oceano”.
Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!