sexta-feira, 7 de março de 2014

Mulheres da Bíblia

Bíblia e mulher são dois centros de interesse característicos da atual reflexão cristã, não é pois de estranhar que ministros da Igreja, associados a uma mulher, tenham dedicado uma parte importante de seu tempo, durante vários anos, a colocar em foco as inúmeras passagens dos livros sagrados em que se faz, de uma ou de outra forma menção de mulheres.
Passa-se então ao Novo Testamento, a Nova Aliança. Analisam-se as figuras de mulher nos Evangelhos e o papel que desempenham no mundo imperial, tal como no-lo deixam ver os Atos dos Apóstolos. Paulo engloba as mulheres na sua magnífica síntese da Nova Criatura, como se pode ver nas suas epístolas aos Tessalonicenses, Gálatas, Filipenses, Coríntios e Romanos, garantindo-lhes um lugar definitivo na comunidade cristã, como o testemunham as cartas aos Efésios, aos Colossenses, a Timóteo e aos Hebreus, assim como as cartas de Tiago de Pedro e de João.
Sem fazer uma exegese mais profunda, a obra vale pela amplidão praticamente exaustiva das menções a mulheres na Bíblia e breves comentários da significação que tais passagens devem ter para a vida da comunidade cristã nos dias de hoje. (Saiba +)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!