sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Testemunho de Ir. Elena Ramondetti sobre Mestra Tecla

 
Da esq. para dir: Ir. Tecla 
Mestra Tecla tinha um grande amor por cada irmã. Quando eu a conheci, ela se mostrou muito boa para nós: pedia notícias não só sobre o desempenho de nossas casas, mas também sobre nós mesmas e nossa saúde.
Quando saí para a China com outras irmãs, M. Tecla nos acompanhou até a estação, e quando nos despedimos, abraçou-me com tanta manifestação de carinho, que eu ainda me emociono ao lembrar daquela cena . No mesmo dia, por outra irmã, que se juntou a nós em Nápoles, ela me mandou uma carta cheia de carinho e exortação maternal: especialmente recomendando para levar o bem, manter-nos fieis e sempre unidas as  superioras, para formar uma comunidade de amor que se tornasse sagrada.

De 1937 a 1941, quando a Segunda Guerra Mundial estourou, seguindo -nos regularmente com suas cartas, sempre cuidando de nossa saúde, nos recomendou para estudar a língua e inserir-nos gradualmente no novo ambiente e, em seguida, estudar o chinês Filipino para poder desempenha melhor o apostolado.   Fui pela primeira vez, depois de dez anos do Oriente: só então eu vi a primeiro mestra que tinha chegado a Nápoles para nos conhecermos pessoalmente. Ela perguntou-me com tanto cuidado e carinho, como tinha sido a viagem, como nos tinha sido durante os longos anos de guerra, o que prova que tinham sofrido.
Ainda me lembro de sua extrema pontualidade na resposta às nossas cartas. Nos longos anos de guerra, a partir de 1941 até meados de 1945, vivemos sem notícias, porque as comunicações não eram possíveis.
Então , quando as comunicações entre a Itália e os países do Oriente foram reabertas, eu não posso mesmo dizer que a minha carta ficou sem resposta, até que a sua doença final. Sua última carta, de fato, tem a data de 14 de novembro de 1963. Ela foi agravada 22 de novembro e não conseguia mais escrever ou falar . Era tão preciso e resposta concisa que com algumas palavras e esclarecido qualquer problema de qualquer tipo era.
 
A prudência e a exatidão de M. Tecla também manifestou-se no exercício da justiça , é altamente recomendado para dar a cada um o seu próprio, e, especialmente, aqueles que tinham emprestado para pagar por um emprego, mesmo em lugares onde era fácil de exonerar-se de certas funções. Ela mesma pareceu-nos mais escrupulosa no cumprimento destes deveres de justiça , na verdade, antes de tudo, tentei ser justa nas suas relações com Deus , dando-Lhe todo o bem que ela fez ; aceitar plenamente a vontade do Senhor, muitas vezes repetindo : " Deo gratias ".
 Nos últimos tempos, apareceu suave e maternal : ela , no entanto, sabia como usar a fortaleza , especialmente com ela mesma: ela tinha um grande espírito de sacrifício que mostrou especialmente em submeter à regra e atos comuns. Mesmo que ela estava cansada e tinha muitos compromissos , ela adorava ficar com suas filhas. Em momentos de recreação demorava para ver todas elas e falar com o que está acontecendo na Casa Geral, em Roma, e quando ela estava visitando as casas de maior distância.
Lembro-me que durante a última viagem que ela fez ao Oriente, foi da Índia para as Filipinas. A primeira parada foi Manila , onde ela se sentiu doente. No início, ela pensou em chamar as irmãs idosas em Manila e os ramos superiores das casas, mas um dia eu disse: "Você sabe, eu tive uma inspiração : venha e aproveite o tempo para adorar Jesus comigo. Fomos de avião de ilha para ilha . Ela sempre parecia calma , feliz e pronta para dar alma às recreações, o que colocou todo o esforço , uma vez que foi o mais grave dos seus deveres . Notei que durante a visita das últimas casas , enquanto sentindo muito doente , ela continuou a reunir-se com as irmãs e para responder às cartas que tinham sido recebidas. Eventualmente, elas tiveram que colocar de volta na cama com uma dor na perna.

Em particular fiquei impressionada com Mestra Tecla a virtude da humildade , junto com sua grande fé. Em seu retorno à Índia, depois de ter estado em Roma há alguns meses, eu me encontrei em uma bolsa, uma de suas anotações que dizia: "Agradeço-lhe que você veio, para o que você fez aqui e eu peço perdão se eu fui rude com você, mas você sabe que eu te amo".
 Deixando as Filipinas, ela nos fez encontrar a caixa de areia no correio, uma carta na qual ele agradeceu por "nascer o tempo todo" e pediu desculpas se ela não tivesse feito o que você queria e como deveria ter.
Quando Pe. Alberione e Mestra Tecla veio nos visitar em Bombaim, em 1955, nossa casa era muito pequena. Alberione nos disse imediatamente que iríamos precisar de uma casa maior . E Mestra Tecla, respondeu: "Sim , mas não têm os meios". O Primeiro Mestre olhou para ela sério e disse: "E a fé ? As possíveis razões que ainda são tão humanas?". Ela humildemente aceitou a observação , agradeceu e depois disse: " Você ouviu o que ele disse? (sobre o Fundador) Tenhamos fé" .

Humildade, argumentou Mestra Tecla, também na obediência, que sempre se destacou desde o início de sua vida religiosa. A obediência ao Superior Geral e concordou em ser muitas vezes confrontada com iniciativas que talvez não entendia , muitas vezes repetia : "Nós obedecemos, obedecer para nunca errar "
 Posso dizer que ela se destacou por sua simplicidade. Em suas visitas às casas do Oriente, já ouvi muitas vezes, até mesmo por freiras de outras instituições e de várias pessoas, expressões como estas: "Como simples é a sua Madre Geral ! Como é simples e próxima" .

  *Irmã Elena Ramondetti: 1909-1999 , disponível no Site Paoline 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!