domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sonho e Projeto de Vida


“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.” (Elleanor Roosevelt)

Quando queremos chegar a algum lugar, principalmente nos grandes centros, podemos utilizar de vários recursos: GPS, pessoas e lugares de referência, principais avenidas e mapas, mas principalmente o endereço em si e com esse em mãos, podemos planejar como chegar a esse local: tipo de transporte, tempo, mapa ou referências. Em nossa vida, com os sonhos é assim. O sonho é esse lugar onde queremos chegar, nosso desejo mais profundo, mas para alcança-lo precisamos ter clareza do que é necessário, do que queremos (endereço), ou seja, o mapa ou guia de orientação e nesse caso o recurso que utilizamos, é o Projeto de Vida.
Um Projeto de Vida é um plano colocado no papel para que possamos visualizar melhor os caminhos e recursos que necessitamos para alcançar nossos sonhos. Para isso, necessitamos ter clareza de nossos sonhos, objetivos e metas e, precisamos ter em mente também quais são os nossos valores, pois são eles que direcionarão nossas vidas. Se nossos sonhos e metas não estiverem em congruência com nossos valores mais profundos, dificilmente estaremos satisfeitos com nossas vidas. Mesmo alcançando os nossos sonhos, se eles não estiverem em harmonia com o que realmente nosso coração pede, sentiremos um vazio interior que poderá deixar-nos confusos e sem direção.
Nesse sentido é importante também um exercício de conhecer-nos cada vez mais, conhecer nossos valores e ter clareza daquilo que realmente queremos e perguntar-nos: qual é meu sonho? O que dá sentido à minha vida? Quais são meus valores? Essas perguntas ajudam-nos a tomar consciência do que somos e queremos.
E por último, nossos sonhos e projetos de vida, tem consequência não só em nossa vida, mas na vida de outras pessoas e no lugar onde estamos. E muitas vezes, esse sonho/projeto de vida é também o de outros e outras e é a partir desses que muitos homens e mulheres, que marcaram a história e a Igreja, viveram.
“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.” (Raul Seixas)

(Margareth M.A. Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!