sábado, 5 de outubro de 2013

Campanha Missionária 2013

 
Juventude em Missão” é o tema da Campanha Missionária 2013. Os subsídios foram apresentados à imprensa pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), no último dia 18 de setembro. Promovida anualmente, no mês de outubro, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos cristãos sobre o seu compromisso com a missão universal da Igreja. A assessora de comunicação da CRB Nacional, Rosinha Martins, reuniu em vídeos alguns depoimentos explicativos sobre o conteúdo da Campanha.
 
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF 2013) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o tema da Campanha Missionária deste ano é “Juventude em Missão”. O lema tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. A Missão é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus missionários e missionárias representam uma grande riqueza. Pela Campanha Missionária, toda a comunidade cristã é convidada a renovar seu compromisso batismal em conformidade ao mandato de Jesus Cristo, “Ide fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

Apresentação dos subsídios

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA). Todos os itens da Campanha já foram enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades.
.

Novena Missionária

O livrinho da Novena contém 60 páginas de conteúdo. Para cada dia, o texto apresenta: 1) breve leitura da realidade, 2) iluminação desde a Palavra de Deus, 3) testemunho de jovens missionários, 4) reflexões, 5) orações e 6) convite ao compromisso. O objetivo é criar comunhão com os diversos aspectos da Missão e incentivar para o compromisso.
A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, grupos de rua, nas casas de família, nas comunidades ou escolas.

Nas páginas centrais a Novena publica também a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2013.

DVD

Pelo quarto ano consecutivo, a Novena vem acompanhada do DVD com destaque para os testemunhos de jovens missionários atuando em diversas frentes. Essa dinâmica tem ajudado famílias e comunidades a viverem com maior intensidade o Mês das Missões. Onde for possível, sugerimos inserir o DVD no roteiro da Novena, assistindo às narrativas do vídeo, conforme as indicações do livrinho. Pode também ser utilizado durante as homilias dominicais, reuniões das pastorais, conselhos paróquias e comunitários, grupos e movimentos, e até mesmo nos encontros de oração.
Assista aos vídeos abaixo ou direto no Youtube. CLIQUE AQUI


.

Cartaz

Destaca o tema da Campanha Missionária 2013: “Juventude em Missão”, e o lema: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b). A figura do Globo recorda a dimensão Universal da Missão em todos os continentes do mundo. Os jovens a caminho, rumo ao infinito, lembram que, para a Missão além-fronteiras, a Igreja conta com a vitalidade e a generosidade da juventude. Representam ainda os missionários e missionárias que, seguindo o mandato de Jesus, colocam-se a caminho até os confins do mundo.

Orações dos fiéis

Os quatro Folhetos Dominicais trazem informações sobre o trabalho missionário e orações dos fiéis para as celebrações dos quatro domingos do Mês das Missões. Ajudam a refletir e rezar em sintonia com a Campanha Missionária e podem ser utilizados nas missas, liturgias da Palavra, cultos, reuniões das pastorais, grupos de oração e movimentos.
Clique aqui para download

Envelopes

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dias 19 e 20). As ofertas realizadas em todas as comunidades, paróquias e instituições católicas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.
Clique aqui para download

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!