sábado, 16 de março de 2013

A Raiz da nossa Vocação


Deus tem vocação, e se compromete com ela
chamando a nós.

“Javé disse (a Moisés): "Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeus. O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel". (Ex 3,7-10)
Fonte: Internet
 
Deus tem vocação. A vocação de Deus é o grito do povo oprimido! Deus foi chamado pelo povo sofrido e deixou que o chamado entrasse dentro dele. Escutou, e deu uma resposta coerente. Deus foi fiel à sua vocação. A Bíblia anota sete passos bem precisos da maneira como Deus respondeu à sua vocação:

1. Deus ouviu as queixas, escutou o clamor dos oprimidos.

2. Deus lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó.

3. Deus viu a condição, a miséria do seu povo e a opressão com que os egípcios o atormentavam.

4. Deus conheceu os seus sofrimentos e os levou em consideração.

5. Deus desceu para libertá-lo.

6. Deus decidiu fazê-lo subir para uma terra fértil.

7. Deus chamou Moisés e o enviou ao faraó para tirar o povo do Egito.


Os sete passos da resposta à vocação

Internet
Vale a pena cada um e cada uma de nós fazer uma análise da sua própria vida e da sua vocação percorrendo estes mesmos sete passos que Deus percorreu para dar uma resposta adequada à sua vocação: OUVIR, LEMBRAR, VER, CONHECER, DESCER, DECIDIR, CHAMAR. Não são passos distintos, um depois do outro, mas são os vários aspectos da resposta que damos ao chamado que recebemos.
 
FONTE:
Mesters, Carlos – Vai! Eu Estou contigo! Vocação e compromisso à luz da Palavra de Deus. São Paulo Paulinas, 2010
 
 
E você, já parou para pensar, como está respondendo ao chamado de Deus em sua vida?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!