segunda-feira, 2 de julho de 2012

Entrevista com a Ir. Ninfa Becker

1. Irmã Ninfa, qual o texto bíblico que iluminou sua caminhada ao longo desses 50 anos de vida consagrada?
Foram muitos os textos bíblicos que animaram  e iluminaram minha caminhada, que me deram forças,  luzes  no cotidiano da minha vida consagrada paulina.  A Palavra de Deus que a Igreja nos oferece cada dia na Eucaristia, sempre foi e é  para mim grande luz, alimento, força para caminhar, para cada dia recomeçar;  ela traça e orienta meu dia....   ilumina as circunstancias,  os acontecimentos, os momentos difíceis e  alegres  no caminho do seguimento  do Mestre Jesus.
Com esta Palavra  me confronto,  ela me guia e acompanha,  ela me lança para a missão,  para amar o próximo, para a doação, para o serviço,  ela abre o meu  coração para nele morar e transformar...  esta Palavra é uma pessoa viva, imensamente querida  e  amada: Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor!   
Conforme as circunstâncias da vida  e  o  meu processo de crescimento integral  que ainda não  terminou,  sou iluminada por diferentes frases da Palavra, que medito e procuro assimilar  e praticar  cada dia, como por exemplo:

"Não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida!" (Mt 20,28)

"O que é que você possui que não tenha recebido?"  (1Cor 4,7)  

"Façam tudo com amor!" (1Cor 16,14)

"Vim para fazer a tua vontade ó Pai e não a minha!"

"Não temas, eu estou contigo!" (Jer 1,8)

"Levamos este tesouro em vasos de barro!" (2Cor 4,7)
 

2. Como você conheceu a Congregação das Irmãs Paulinas?
Desde que me conheço por gente,  trazia em meu coração o desejo de  ser religiosa, e Deus foi-se servindo de mediações  para  chamar-me  através de minha  tia que  tinha uma filha  com as irmãs Paulinas.  Ela  sabia do meu desejo e quando apareceram as Irmãs Paulinas,  realizando a missão  em minha cidade,  a tia  levou-a até minha casa. Ao entrar, a irmã perguntou-me: é você que vai comigo? eu respondi: sim!  Tinha então 13 anos de idade. E alguns dias mais tarde estava pronta para partir com a irmã para Porto Alegre-RS, onde iniciei o caminho de preparação.
 3. Você recorda um momento significativo de sua caminhada em que sentiu a  mão de Deus sobre você?
Acredito que a mão de Deus esteve sempre sobre mim, desde que Ele me criou...  sempre me conduziu, me amou.  Mesmo que nem sempre eu  O tenha percebido.
Foram muitos  os momentos significativos no meu caminhar,  entre eles a profissão perpetua, a minha entrega definitiva a Deus;  a missão exercida junto ao povo nas Semanas Bíblicas,  a missão que me foi confiadas na formação, e no serviço de governo, para mim tudo foi dom e graça do  Senhor!   E outras experiências marcadas também por  sofrimentos...  ali encontrei o Senhor no seu infinito e imenso amor por mim,  criatura, ínfima, pequena mas amada por Ele.  Brota espontâneo  em mim  o sentimento de  profunda gratidão  a Deus,  por tudo!
 
4. Que setores da Missão Paulina você já trabalhou?
No decorrer destes 50 anos exerci a missão em muitas atividades. Lembrando assim rapidamente, no início, trabalhei no setor de acabamento, colaborando na confecção de livros para a difusão da boa leitura,  na gráfica, na livraria.  Mais tarde no apostolado das  visita às  famílias,  nas Semanas Bíblicas, em muitas  cidades,  apostolado maravilhoso que muito amo.
Depois de uma maior preparação  foi-me pedido o serviço na formação, espaço onde dediquei  muitos e longos anos de minha vida, com muita alegria e gratidão.
 
6. Deixe uma mensagem para as jovens que hoje desejam seguir Jesus mais de  perto no Carisma Paulino.
Rezo por você,  um abraço com muito carinho,  
Ir. Ninfa Becker

Um comentário:

  1. Querida Ir. Ninfa,obrigada por ser esse testemunho do amor de Deus no meio de nós.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!