quinta-feira, 3 de maio de 2012

Curso aprofunda a Carta Apostólica Porta Fidei


A Paulinas Livraria, localizada à Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo-SP, promoveu neste sábado, 28/04, um curso sobre a Carta Apostólica Porta Fidei, com a qual o Papa Bento XVI proclama o Ano da Fé que iniciará em 11 de outubro de 2012, no quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na solenidade de Cristo Rei do Universo, em 24 de novembro de 2013. Assessorado por Ir. Maria Inês Carniato, o curso durou uma manhã e contou com a presença de 25 pessoas.  

A manhã foi dividida em três momentos. No primeiro, Ir. Maria Inês, explicou o contexto dessa carta e o porquê de vivermos esse Ano da Fé, sendo os dois principais motivos o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º ano da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Também, por meio de imagens, mostrou todo o simbolismo que contém a palavra Porta, que intitula a Carta. 
No segundo momento, com uma dinâmica aprofundou a oração do Creio. Um tecido no centro, representava o universo, e nele foram sendo colocadas imagens que foram compondo toda a história da salvação a medida que explicava o Creio. 
E, no terceiro momento, dividindo o grupo em trios, cada um leu um trecho da Carta e depois partilhou os aspectos significativos. Para concluir, todos rezaram a oração do Creio, com as mãos estendidas ao céu, como rezavam os primeiros cristãos.
Foi um momento de estudo, aprofundamento da fé e oração. Todos os participantes saíram, certamente, revigorados na fé e estimulados a viverem, assim como a ajudarem outros a viverem, com intensidade esse Ano da Fé que se aproxima!

Agradecemos ao Senhor que nos dá o precioso dom da fé e com as palavras do Santo Padre desejamos que: “este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro” (Porta Fidei, n. 15). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!