terça-feira, 17 de abril de 2012

Congresso Diocesano da Juventude


Tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro, a Diocese de Osasco-SP começou a preparar seus jovens. Nesse domingo, 15 de abril, aconteceu o Congresso Diocesano da Juventude, na Casa de Retiro Ibaté, em São Roque-SP. Participaram mais de 300 jovens, líderes das comunidades. As Irmãs Paulinas marcaram a presença com a participação das jovens Regina Garreto e Josiane Moreira.  


O encontro que teve por tema: “Para que todos sejam um” (Jo 17,21), foi assessorado pelo Pe. Toninho, assessor nacional da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pela juventude.  Ele trabalhou a importância dos jovens na Igreja, a partir do documento 85 da CNBB: “Evangelização da Juventude”.  Destacava que os jovens têm uma força muito grande para dar um rosto à Igreja. Abordou também a questão da missionariedade do jovem católico, pois a juventude que mora no coração da Igreja é fonte de renovação da sociedade. Enfatizou também que a Igreja quer renovar a opção afetiva e efetiva pela juventude e, por isso mesmo, esta preparando os jovens para receber outros jovens do mundo na JMJ.,



Foram tratados também muitos temas da realidade, os desafios e as perspectivas pastorais para a evangelização da juventude. A tarde os jovens foram convidados a fazer um termo de compromisso com a Igreja, no qual eles assumiram o compromisso com  a Palavra de Deus e a Igreja e sua missão no mundo.


Para alegria e incentivo dos jovens, o Ícone e a Cruz da Jornada estavam presentes e com eles, os jovens fizeram uma peregrinação ao redor da casa de oração. Todos estavam muito animados, cheios de fé e de vida. 


A jovem Regina destaca: “deu para perceber bem a alegria da juventude católica que quer trazer mais jovens para participar dessa missão evangelizadora tão bonita que temos na Igreja”. 




Para encerrar o congresso, Dom Ercílio Turco, presidiu a celebração eucarística e sintetizou o dia falando da Palavra, da Eucaristia e da Fraternidade. Os jovens motivados pelo compromisso que assumiram, foram diante do Bispo declarar que estão disponíveis para colaborar na evangelização para o Reino de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!