quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Entrevista com Ir. Elsa

Quem partilha hoje conosco sua experiência vocacional é a Ir. Elsa Berta, natural da cidade de Concórdia - SC. Confira:

1. Irmã Elsa, qual o texto Bíblico que iluminou sua caminhada ao longo desses 50 anos de vida consagrada?
    "Eu sei quem que acreditei e estou certa  de que ele estará comigo até o fim" 2 Tm1,12
2. Como você conheceu a Congregação das Irmãs Paulinas?
      Através das visitas às famílias que as Irmãs faziam. A Irmã Filipina anualmente frequentava a nossa casa. E cada ano ela fazia convites para entrar na Congregação, o que para mim  o desejo foi amadurecendo. Eu estudava com as Irmãs de São José, cujo Colégio era o único  existente na Cidade.
3. Você recorda um momento significativo de sua caminhada em que sentiu a  mão de Deus te guiando?   
     Sim, na tomada de decisão de sair da minha casa, deixar a familia, sobretudo a mãe com mais seis filhos pequenos e  avô de  cama com câncer. Eu acreditei que Deus a  protegeria de modo especial dando-lhe  força . Deixei tudo e saí com a Irmã.
4. Que setores da Missão Paulina você já trabalhou? Qual deles considera  mais desafiador? Trabalhei em diversos  setores: Quando jovem, na missão com as irmãs e na encadernação, tão importante para nossas Bíblias e livros de primeira eucaristia, setor de acabamento de livros.  
Depois fiz profisão,  comecei trabalhar na Livraria com Irmã  Faustina de feliz memória. Trabalhei por alguns anos no DRH. Comep, Conselho Prvincial, serviço às livrarias.Voltei ao Comep.
Hoje estou na  Livraria com o carinho que sempre tive por esssa missão, desafiadora, como todas  os outros espaços de nossa missão. O mundo mudou, a Igreja se tornou mais exigente, o povo está  sofrido e nossa prsença é sempre muito marcante com tudo aquilo que dispomos para ajudar, iluminar e traçar juntos caminhos novos com uma luz diferente para os desafios que existem para todos.
Ir. Elsa ao centro
5. Deixe uma mensagem para as jovens que hoje desejam seguir Jesus mais de  perto no Carisma Paulino.
Para todas as jovens, que de uma forma ou de outra querem seguir a Vida Religiosa, sempre digo que um dos valores   mais exigentes é seguir os passos de Jesus com a fé de Ir.Tecla Merlo e a coragem de Pe.Alberione. Muitas pessoas  me perguntam  o  que me leva a começar todos os dias. Jesus fez issso. Agora é a nossa vez. Pauo fez isso também. Uma missão desafiadora. A sociedade perdeu um pouco o rumo de suas opções. Deixo para vocês as mesmas palavras de Jesus: "Venham e vejam.... "

2 comentários:

  1. olá!lindo testemunho. exemp. q a vida religiosa é um dom de Deus.


    pollyana jales-To

    ResponderExcluir
  2. Saudade de Ir Elsa! Trabalhei na livraria do RJ. bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!