terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Comemoramos hoje o Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU em 1993. 
"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos." Esse alerta, contido no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, é um desafio para toda a humanidade. 


De toda a água existente no planeta, 97,5% é salgada, encontrada nos oceanos e mares, 2,493% é doce, de difícil acesso, porque essa água doce forma as geleiras inacessíveis e está armazenada nos lençóis subterrâneos, rios e lagos. Somente 0,007% da água doce é de fácil acesso; o atual estoque mundial de água potável é de 12,5 km³. O Brasil detém 8% de toda água doce superficial do planeta; a maior parte, cerca de 80%, está localizada na região amazônica. Os 20% restantes se distribuem de forma desigual pelo país, atendendo a 95% da população. 


A água é um recurso natural importantíssimo para todos, sem o qual seria impossível a vida do ser humano, dos animais e das plantas. Portanto, precisamos nos conscientizar, mudar nossas mentalidades e hábitos para o uso responsável e econômico da água para que ela não venha a nos faltar. 

(Fonte: Datas Comemorativas, cívicas e históricas - Paulinas Editora, 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!