segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Intercapítulo das Irmãs Paulinas

Começou no dia 04 de fevereiro, em Roma - Itália, o Intercapítulo das Filhas de São Paulo que irá até o dia 21 de fevereiro. Estão reunidas, com o Governo Geral, irmãs superioras das nações nas quais as Irmãs Paulinas estão presentes, a fim de, verificar como estão caminhando nas linhas orientadoras do Capítulo Geral, que aconteceu em 2007, tratar de assuntos urgentes e importantes, rever o que ainda falta atuar e reanimar-se no caminho.

Confira algumas das palavras pronunciadas pela Ir. Maria Antonieta Bruscato, superiora Geral, no discurso de abertura:

O tema do Intercapítulo: Habitadas pela Palavra, traçamos caminhos de esperança.

"O uso do particípio passado, "habitadas", indica com clareza que a ação principal não é da pessoa, mas da mesma Palavra que é Cristo. Na força do Espírito Santo, porém, somos nós a fazer espaço à Palavra, a acolhe-la "com coração atento, dócil e orante" (Const. 8). [...]
Habitadas pela Palavra, não podemos não ser mulheres de esperança, ou melhor, mulheres em 'estado de esperança'. Em alemão, para dizer que uma mulher está grávida diz-se que é in der Hoffnung: está em "esperança". [...]
Caríssimas irmãs, abrimos o Intercapítulo com a solene intronização da Palavra. Deixemos que essa ressoe de modo abundante nos dias de nossa Assembléia, que nos sustente, que estimule as energias positivas, que nos empurre ainda uma vez a levantar-nos e entrar na cidade, onde nos será dito o que devemos fazer (cf. At 9,6).
É interessante notar como a imagem de quem se levanta, se coloca em pé é conatural à esperança. Dizem os latinos que é a esperança que segura o homem em posição ereta e a caminho, isto é, torna-o capaz de futuro.
Continuemos juntas, fortes na oração das irmãs do mundo inteiro, para que o Espírito nos conceda viver este encontro como Kairós, tempo de graça para toda a congregação." 


O Espírito Santo, protagonista deste encontro das Filhas de São Paulo, as ilumine e conduza a percorrerem caminhos de esperança no mundo. 

Você pode acompanhar as notícias diárias do Intercapítulo acessando o site: Intercapitolo Figlie di San Paolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!