sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

25 anos de SIM a Deus na Vida Paulina

Hoje vamos conhecer um pouco do caminho percorrido na Vida Paulina pela Ir. Amábile Possamai. Ela é catarinense, da cidade de Jacinto Machado, e também celebra  25 anos de consagração a Deus como Irmã Paulina.


  • Ir. Amábile diga-nos uma frase bíblica que marca seu caminho vocacional
A frase da Carta de Paulo, 2 Cor 12,9: “Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder.”

  • Como foi o seu despertar vocacional?


Durante o tempo de colégio, tínhamos a visita de padres e irmãs que faziam palestras e também davam acompanhamento vocacional. E um grupo de vocacionistas enviava material sobre o tema vocacional para os alunos que desejassem fazer uma caminhada ou conhecer melhor a vocação religiosa. E eu manifestei o desejo de receber este material. Num destes encontros do colégio conheci as Irmãs Paulinas que falaram sobre a missão de evangelizar com os meios de comunicação. Fiquei feliz  de descobrir a congregação das Paulinas que tinha uma missão diferente da missão da maioria das irmãs que eu conhecia e que estava ligada com hospital e colégio. Este diferencial para mim foi muito importante na decisão de começar a me corresponder com as irmãs. Outro ponto foi identificar o material de Paulinas com o material que utilizava na catequese. E durante o caminho de acompanhamento vocacional com as Paulinas eu fui me identificando com a missão.
  • Como foi sair de casa e entrar na congregação?
A decisão para entrar foi rápida, depois eu senti saudades da casa e da família, mas ao mesmo tempo eu me sentia feliz na opção que eu tinha feito e segui em frente.
  • Em quais setores você já exerceu a missão Paulina e o que mais te alegra em seguir Jesus Cristo como Irmã Paulina?
Os setores que passei durante este tempo foram:livraria, divulgação da Revista Família Cristã, promoção na livraria, redação da Revista Família Cristã, maketing e informática. O que mais me alegra é que a missão Paulina é exigente, desafiadora e atual. Ela primeiramente exige que eu esteja no seguimento de Jesus e renove este seguimento todos os dias através da Palavra e da Eucaristia que para mim são os dois elementos força na caminhada. A missão também exige preparação e abertura para o novo, pois ela não é para as pessoas de ontem mais de hoje. Eu admiro muito a pessoa do Pe. Alberione e da Ir. Tecla que entenderam e viveram o carisma paulino e nos possibilitaram partilhar e viver este carisma hoje. Assim também as primeiras irmãs e as irmãs que passaram para nós este carisma e a missão com um testemunho de alegria, doação e fé, de acreditar que Deus caminha conosco, apesar da nossa pequenez.
  • Depois desses 25 anos o que tem a dizer a Deus, ao povo e aos jovens que também sentem-se chamados por Deus? 
Nesses 25 anos de caminhada eu agradeço a Deus pela sua fidelidade e como o salmista eu digo: "O amor do Senhor dura para sempre e a sua fidelidade não tem fim" - Salmo 100,5. Para as jovens digo que, para ser irmã Paulina hoje e seguir Jesus, primeiramente é preciso  se colocar neste seguimento todos os dias. Tem desafios. Como em qualquer opção de vida vamos encontrar desafios todos os dias, seja na missão como no relacionamento com as pessoas, mas também contamos com a graça de Deus que nos da força para seguir em frente. Digo que esta opção se assumida com amor e alegria nos realiza como pessoa e como mulher e da sentido a nossa vida.




Agradecemos ao Senhor o dom da vocação da Ir. Amábile. 
Sua partilha é um testemunho encorajador para quem se coloca no seguimento de Jesus!
O Senhor, autor e sentido da vocação, a plenifique cada dia em sua resposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!