domingo, 7 de novembro de 2010

Círio de Nazaré

Os paraenses celebraram o 218º Círio de Nazaré. Essa grande festa de Nossa Senhora de Nazaré (Rainha da Amazônia) reuniu milhões de pessoas não só paraenses, mas de diversos estados do Brasil e do mundo.




O Círio que acontece no segundo domingo do mês de outubro é sucedido por outros momentos celebrativos, um deles são as romarias.
A comunidade da Irmãs Paulinas, em Belém-PA, participou de algumas dessas romarias de modo especial a Romaria da Juventude, realizada no dia 23/10. É uma das 11 romarias que acontecem dentro do Círio, comemorando seu nono ano com o tema “Jovem, creia como Maria, pois para Deus nada é impossível”. O tema de cada romaria é baseado no título do Círio que este ano foi: “Maria, a bem-aventurada por que acreditou”.



A procissão envolveu os jovens de grupos e movimentos das paróquias de Belém, os mesmos seguiram em caminhada com a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré à frente, cantando, louvando e rezando as grandes maravilhas de Deus. No decorrer da caminhada os jovens carregavam a “cruz missionária”, com alegria carregavam seus sonhos e esperanças de uma Igreja discípula e missionária.

As festividades do Círio foram encerradas na segunda (25/10) com o Recírio, onde a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré volta ao seu lugar no altar e a imagem peregrina depois de uma bela celebração é conduzida em procissão para a capela do colégio Gentil Bittencurt, onde fica exposta aguardando o próximo Círio.


Com alegria consagremos nossa vida a Nossa Senhora de Nazaré cantando:

“Daí-nos a bênção ó Mãe de fé / Nossa Senhora de Nazaré” (bis)



A comunidade de Belém agradece a Deus pelas experiências de fé vividas durante esse tempo, muitos são os testemunhos que nos enriquecem e fortificam na fé e na vocação.

Um comentário:

  1. Recordo com alegria, carinho e saudades o Círio de Nazaré do ano passado que tive a oportubidade de participar em Belém-PA.
    Que a exemplo de Maria de Nazaré vivamos com simplicidade e fé nossa vocação paulina.
    Ir. Fabíola Medeiros, fsp

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de colocar seu nome. Obrigada!